A PROVA

História

MULTISPORT BRASIL

Ao longo de toda a história da humanidade, vários desbravamentos e aventuras foram inspirando o homem a criar desafios cada vez maiores. Dois marcos importantes no surgimento do “Multisport” atual, foi a criação do Ironman Havaí em 1978, por John Collins, e o Alpine Ironman, na Nova Zelândia, em 1980, por Robin Judkins.

Alpine Ironman combinava esqui alpino, corrida em trilha, ciclismo e canoagem em corredeiras. A prova cresceu, incluiu estágios, e em 1983, começou a cruzar a ilha sul de costa à costa (Mar das Tasmânia ao Oceano Pacífico), transformando-se no Coast to Coast(ou C2C), principal competição hoje do gênero na Nova Zelândia e no mundo.

No Brasil, o MULTISPORT BRASIL :: O TRIATHLON DAS MONTANHAS, foi a prova que lançou o atual conceito multiesporte (vários estágios de corrida em trilha, canoagem e ciclismo), sendo criada em 2007. A idéia surgiu e se inspirou no Coast to Coast, quando o idealizador e presidente da NATURESPORTE, Anderson L. Roos, acompanhou a mesma como fotógrafo. Nesta ocasião, ano de 2006, Guilherme Pahl, de Brasília, e Silvia “Shubi” Guimarães, de São Paulo, representaram o Brasil como atletas.

Algumas semelhanças com o Coast to Coast garantiram o rápido crescimento e sucesso do MULTISPORT BRASIL: Cruzar a ilha de Santa Catarina (Florianópolis) de sul à norte, passando por um percurso desafiador de 90km com paisagens incríveis, como praias, costões, trilhas, morros, rio, mar e lagoa. Por lá, se cruza a ilha sul de oeste à leste, passando por rio de corredeira, montanhas de 1000 metros de desnível e cânions de rio, porém com uma distância bem maior: 243km!!!

TRAIL RUNNING

Desde 2011, estamos realizando paralelamente ao evento principal, uma corrida de montanha que envolve as praias de Jurere, Forte e Daniela, mais algumas trilhas que unem estas praias, com nível de dificuldade fácil e percurso em duas distâncias: 5km e 9km.